quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apoio ao mendigo chinês



    Em uma aula de geografia falávamos acerca de demografia, países populosos, povoados, etc... Em certo ponto, chegamos na China, país com mais de 1 bilhão de habitantes e que possui um grande crescimento no PIB, mas muita desigualdade social. Nesse momento, tentei imaginar um mendigo chinês: não consegui.
      Como é possível não poder imaginar algo que acontece a nossa volta (Ok, a China não é exatamente aqui) e, ainda por cima, todos os dias? Simples: nunca pensamos nos outros, nossos pensamentos estão voltados sempre à nós mesmos ou ao que nos mostram - às vezes nem assim vemos a realidade, pois só damos atenção àquilo que nos interessa. O mundo exije que nós lutemos por nosso espaço, alguns portando alguma vantagem; outros, apenas a vontade de vencer. Porém, batalhamos com tal afinco que não temos tempo de olhar p'ro lado, àqueles que precisam de ajuda. Por que não ajudamos?!


      Agora talvez seja o que acontece com a maioria quando veem alguém pedindo esmolas "Como é que vou ajudar essa pessoa?". Sempre fica essa dúvida. Dói no coração não poder realmente fazer algo para auxiliar essas pessoas: nossa ajuda não vai ser a salvação dos problemas desse indivíduo, mas elas dependem de nossas contribuições para seguirem vivendo. Certa vez me contaram: "Eu dei 1 real p'ra um mendigo comprar algo pr'a comer e, no fim, ele comprou uma pinga!". Tá, não foi muito sensato da parte do sem-teto ter feito essa ação, mas se tu quer que a pessoa coma, dá comida, não dinheiro! Alguns querem sentir-se bem com esses gestos, mas, ao mesmo tempo, querem ver seu dinheiro sendo utilizado de acordo com suas vontades.

      O sistema capitalista é o responsável por esses episódios: ele é um sist
ema excludente que desenvolve-se através do sacrifício de alguns para que outros vivam bem. Nele há a eterna batalha por alguns pedaços de papel que determinam o nosso poder de aquisição - o dinheiro. Por ele, destruímos o espaço em que vivemos e aqueles que vivem ao redor.

      Os índios possuíam um sistema em que eram delegadas as atividades entre os habitantes de uma tribo dependendo do seu gênero: os homens eram responsáveis pela caça e pesca, enquanto as mulheres tinham como obrigações cuidar das crianças e fazer a coleta de alimentos. Essas funções eram desempenhadas quando preciso, não havendo estoques desnecessários de comida - diferente dos povos ditos 'civilizados', dos quais abusam dos recursos fornecidos pela natureza. O que conseguiam recolher do ambiente era distribuído para os habitantes da tribo: para todos. Os 'selvagens' são aqueles que possuem os corações mais puros, são aqueles que sabem realmente viver em grupos.

      Tornar a se importar com o seu próximo é a melhor solução p'ra esse impasse. Daí, talvez, eu não precise imaginar como é um mendigo chinês.

2 comentários:

  1. Verdade Dani, "se importar com o seu próximo é a melhor solução..."
    As pessoas acham que dando esmolas estão ajudando, mas nós sabemos que não é bem por aí não..
    Parte o coração mesmo ver alguém pedindo dinheiro p/ comer, e depois chegarmos em casa, abrir os armários e literalmente, ESCOLHER o que comer.
    Enquanto uns escolhem, outros mendigam qualquer esmola.. =/
    Complicaaado isso.

    Bem, na minha opinião, o Blog está ficando bem legal ! Sempre que eu tiver um tempinho vou dar uma passadinha por aqui ;)


    Beeijos !

    ResponderExcluir
  2. Valeu Vanne! Já é leitora VIP
    (Única que tenho certeza que leu tudo que escrevi)

    ResponderExcluir