sábado, 11 de dezembro de 2010

A virtude da inocência

    
         Quando eu estava no último ano do ensino médio, minha turma foi incubida da missão de criar uma peça de teatro para as crianças do colégio. Para nós, nada do enredo parecia ser bom. P'ra mim, não tinha absolutamente nada de interessante! No final, pude notar que as crianças gostaram muito! Eu as subestimei.
         Como fico triste quando vejo crianças ultimamente! Não é por elas em si, mas pela virtude que elas trazem consigo: a pureza da inocência -o que me dá uma pontada de inveja. Para elas um sorriso vem fácil. Para elas não existe segundas intenções ou malícia. Palavras compridas e difíceis as divertem. Não temem parecer ridículas, não tem medo de sonhar. E, além de tudo, possuem uma curiosidade invejável - e dizem que a curiosidade move o mundo!

         Quem nunca ouviu quando criança um "não fale com estranhos"?! Há um motivo para os pais largarem essa sentença - na verdade dois: o primeiro prezando pela segurança das crianças e o segundo porque infantes confiam em todos. E essa simples frase pode ser o início da destruição dos vínculos entre humanos, incentivando os pequenos a já desconfiarem do seu próximo. Como seria interessante viver n'um mundo onde tu não tem medo dos outros. Pena que é impossível: os humanos "são produtos com um pacote de defeitos instalados na sua 'memória interna'(vulgo cérebro)".

        Crianças absorvem de tudo. Minha mensagem final então é essa : Tente ser o exemplo das crianças, mostre o que há de bom na vida - certamente elas irão aprender. Mas não só ensine, aprenda também: uma dose de inocência sempre cai bem.

2 comentários:

  1. "...um antigo filósofo grego, acreditava que a filosofia era fruto da capacidade de imaginação do homem de se admirar com as coisas..."
    O Mundo de Sofia

    eu acredito que as crianças são as unicas a terem esse poder

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário Sarah, também acredito nisso.

    ResponderExcluir